O que está por trás do aumento dos pedidos de recuperação judicial no Ceará?

O que está por trás do aumento dos pedidos de recuperação judicial no Ceará?

Os grandes fatores para o crescimento do número de recuperações judiciais entre as empresas cearenses são previsíveis: alto endividamento, dificuldades de rolagem dos passivos junto a instituições financeiras, escassez de capital de giro e desalinhamento entre custos e despesas.

Vale a pena explicar melhor

O aumento de 31% vai na contramão do cenário nacional, que indica queda de 23,7% no mesmo período, de acordo com o Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

O crescimento dos pedidos, no Ceará, pode ser reflexo de gestores que protelaram ao máximo recorrer ao instrumento - estão sofrendo provavelmente desde antes do início da crise, em 2015, e só agora buscam a recuperação judicial.

Quanto mais se posterga um plano de recuperação judicial, menores são as chances de sucesso

Segundo dados da Corporate Consulting, apenas 23% das empresas brasileiras que entram em recuperação judicial completam o ciclo de dois anos que a justiça determina para retomar suas atividades normalmente.

As outras 77% terminam por decretar falência, e a principal causa é justamente não fazer uma correção de rumo que seja impactante o suficiente.

Colocando a casa em ordem

Tudo o que a recuperação judicial faz é dar uma última oportunidade à empresa para poder sair da crise financeira e recuperar sua capacidade de operar normalmente.

Outro ponto que deve ser destacado é que todo o processo de reestruturação deve vir acompanhado de uma análise de viabilidade da recuperação da empresa.

Com essa assistência, a empresa conseguirá melhorar seus processos econômicos e financeiros, mantendo o emprego dos funcionários, sua produção e os interesses das instituições credoras.

Gostou do nosso blogpost? Para saber mais sobre Recuperação Judicial, preparamos para você outros artigos sobre o tema. Acesse aqui!

Agora que você entendeu o motivo do aumento dos pedidos de recuperação judicial entre as empresas do Ceará, não deixe de acessar o nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades publicadas aqui.