A decisão do turnaround: saiba como usar este processo a favor da sua empresa

A decisão do turnaround: saiba como usar este processo a favor da sua empresa

Todas as empresas enfrentam crises, de todos os tipos, em diversas ocasiões. E, se existe uma tática de gestão que cai “como uma luva” nesse momento é o turnaround, processo famoso no mundo dos negócios e conhecido como gestão de crise e reestruturação de empresas.  

O processo consiste no diagnóstico rápido para trazer a companhia de volta para a rota de crescimento. A reestruturação profunda e sem limites pode alterar, inclusive, sua missão, valores, produtos e serviços oferecidos, caso seja necessário.  

A hora certa do turnaround 

São muitos os sinais que apontam quando uma empresa precisa dessa mudança. Um deles envolve a dificuldade de manter o padrão de atendimento ou mesmo um aumento dos custos do negócio sem que haja aumento da receita de maneira proporcional. 

Para voltar a crescer de forma sustentável, o processo de turnaround surge com o objetivo de aprimorar rapidamente as operações para reduzir custos. Tais melhorias quase sempre implicam em mudanças na organização ou no modelo operacional.  

Embora cada caso seja tratado de forma diferente, durante esse processo todas as empresas encontram lugares para cortar ou reestruturar custos, como negociar determinadas unidades de negócios e resumir as carteiras de produtos, entre outras medidas. 

Nunca é tarde para reagir 

Hoje, no mercado há diversos exemplos de empresas que evitaram a quebra, retomaram os pagamentos aos seus credores e passaram a gerar novos negócios após adotar o projeto de turnaround ou mesmo ter recorrido ao pedido de recuperação judicial.  

A lição é bastante clara: é possível usar as ferramentas disponíveis para ter uma gestão mais eficaz, e não apenas para abater dívidas com os credores sem um plano de negócios sustentável. 

Caso você tenha decidido realizar o turnaround na sua empresa, a melhor opção é escolher uma consultoria especializada na metodologia.  

Com o apoio dos profissionais da Corporate Consulting, capacitados e especializados no assunto, sua empresa será capaz de revisar os processos e identificar o que está prejudicando o caminho para o sucesso.  

Deixe nos comentários sua opinião sobre o processo de turnaround e aproveite para contar sobre os principais desafios que você vem enfrentando no seu setor.